Este modelo de garrafa (acima) totalmente diferente do conceito comum da heineken que compramos por ai, tem uma história um tanto quanto interessante. Ela foi desenvolvida em 1963, pelo então dono da cervejaria Alfred Heineken. Ela parece um tijolo não?
Mas não só parece, como foi pensada para isso! Além de evidentemente conter o líquido, poderia ser usada na construção civil, como matéria prima!
Segundo a história, Alfred Heineken, passava suas férias no Caribe, quando reparando no local, dois problemas lhe chamaram a atenção: A sujeira de garrafas espalhadas pelas ilhas e a falta de material básico para construir novas moradias. Assim lhe surgiu a idéia de aproveitar as garrafas de cerveja, que estavam simplesmente sendo jogadas ao relento e poluindo o local, e criar um desenho similar ao do tijolo, feito de vidro e reciclável, para então auxiliar na construção de casas para a população. Para dar formato ao projeto contou com a ajuda do arquiteto holandês John Habraken.
Mas um dos grandes problemas da embalagem era a dificuldade em se obter amarrações satisfatórias em quinas e a questão dos vãos de portas e janelas, sem que houvesse necessidade de corte nas garrafas.
Infelizmente, o ousado projeto não vingou como o Sr. Alfred planejava. Contudo, não deixa de ser um projeto ousado que levanta discussões sobre o emprego do design como uma ferramenta para suprimento de demandas locais e de reciclagem de material.
No Museu da Heineken em Amsterdam é possível ver estas garrafas de perto e admirar uma parede feita com este tijolo, que dá um aspecto visual bonito.
Só fico imaginando a festa dos trabalhadores, quando tinha que comprar mais tijolos. Saúde!
Um comentário:
A escola que minha irmã trabalha faz um trabalho deste tipo. Tem sido um sucesso!
Postar um comentário